Igreja Paroquial de São Miguel das Colmeias

Dados do Património
Nome: Igreja Paroquial de São Miguel das Colmeias

Construída por volta de 1754, este é um dos mais belos templos rurais de Leiria. O enquadramento num pequeno monte favoreceu muito o conjunto que forma com a escadaria e as belas palmeiras que ladeiam a sua fachada.
Templo de uma só nave, possui um tecto de madeira, dividido em cinco planos, e apresenta, no principal, um painel de estuque em que figura o Orago, rematado por diversas ornamentações da autoria de José Pires Martins (artista leiriense).
Na nave, destacam-se quatro altares, dois colaterais e dois laterais; e na capela-mor, de abóboda, ressalvam-se um retábulo de talha dourada e o trono de degraus para a exposição solene do Santíssimo. Na parede da fachada, por cima do coro, separado da nave por grades de madeira, há um vitral representado São Miguel.
No Inventário Artístico de Portugal, Gustavo Matos Siqueira refere-se à imagem de São Silvestre que se encontra no altar colateral do Evangelho. Trata-se, segundo ele, de uma escultura de pedra, de finais do século XVI, policromada, com cerca de 70 centímetros de altura, herança da Ermida de São Silvestre da Ribeira, demolida em 1803 3 posteriormente reconstruída.